A Quinta do Hospital, localizada em Ceivães, Monção, é uma propriedade fortemente enraizada na história, no meio da qual sobressai uma magnífica casa senhorial. A sua origem remete para o século XII. Consta que essas terras foram doadas pela mãe de D.Afonso Henriques à Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém (ou Ordem do Hospital).
A Ordem do Hospital era uma das mais prestigiadas organizações humanitárias internacionais daquela época e Ordem de Malta é outra das denominações pela qual é conhecida. Tinha sido fundada no século XI na Palestina durante as Cruzadas. Mas com o passar dos séculos foi perdendo o seu carácter militar e foi assumindo um relevante papel humanitário de apoio aos mais desprovidos.
A Quinta do Hospital é propriedade da Falua, fundada em 1994 pelo conhecido Enólogo João Portugal Ramos. Falua que em 2017 foi adquirida pela sociedade Vitas Portugal, filial do Grupo Roullier, francês.
O vinho saído das vinhas da Quinta é comercializado com a marca Barão do Hospital, em homenagem a um dos antigos proprietários.
Um sítio a descobrir. Imperativamente.