Encosta da Capela é uma designação vinícola do território de Monção e Melgaço, sub-região dos Vinhos Verdes. É o produto de uma história familiar de muitas décadas que consistiu na progressiva conversão de terrenos dedicados ao cultivo de milho e vinha, uma característica local antiga, em paisagem vinícola. Panorama no qual a casta Alvarinho assumiu desde cedo o papel mais relevante.
Ao longo dos tempos as pequenas parcelas de vinha em socalco foram-se somando umas às outras até perfazerem a trintena actual, cerca de 5 ha. Mas foi em 2015 que José Manuel Fernandes, o filho mais velho da família, deu um passo em frente e iniciou a vinificação em instalações próprias com a marca Encosta da Capela. Encosta devido às características do terreno e Capela em homenagem ao pequeno templo adjacente à adega e que tinha servido de local de culto geração após geração.
É neste terroir excepcional envolto na aura quase mística que emana do rio Minho que produzem os seus vinhos, a partir de vinhas velhas viradas a poente, numa altitude que varia entre os 100 e os 400 metros.
Um local encantador que merece ser descoberto.