A marca Dona Paterna, criada em 1990, confunde-se com a natureza empreendedora de Carlos Codesso, um do pioneiros na plantação de vinha contínua da casta Alvarinho em Melgaço.
A designação está intrinsecamente associada à Quinta da Carvalheira, localizada na freguesia de Paderne, com vista privilegiada para o Vale do Rio Minho.
Nas imediações há um Mosteiro muito antigo, que é monumento nacional. Consta que terá sido fundado por D. Paterna, no séc X, casada com D. Hermenegildo, governador de Tui (Galiza). E como já se deve ter percebido foi aí que está marca vinícola foi colher a inspiração para o nome.
Os vinhos são produzidos numa área de 17,5 hectares, em terrenos de configuração granítica, em encosta suave e meia encosta, virados para Sul, de modo a possibilitar às vinhas o máximo usufruto da exposição solar.
E assim, neste contexto ao qual se associam as características climáticas da região (elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas), nascem os produtos D. Paterna, que se desdobram em três variantes: vinhos, aguardentes e espumantes.
Um sítio a visitar, um produtor experimentado e apaixonado que importa conhecer.