Dom Ponciano é uma denominação associada às encostas de Paderne, território de Melgaço. Mas Don Ponciano também é um fio condutor que permite viajar até à história profunda, até à fundação da nacionalidade.
É uma homenagem a Ponciano de Abreu, filho de José Joaquim de Abreu, uma das três pessoas que em conjunto adquiriram as terras outrora pertencentes ao mosteiro de Paderne, no ano de 1888. Mosteiro muito antigo já extinto nessa data mas que tinha recebido carta de couto de D. Afonso Henriques em 1141, em agradecimento pelo auxílio prestado pelas monjas (acolhia uma congregação feminina) durante a tomada do vertiginoso castelo de Castro Laboreiro.
Rui Esteves, o actual titular deste projecto vinícola é neto de Ponciano de Abreu e detentor de parte substancial das terras atrás referidas. O vinho é produzido com uvas provindas de 9 ha de vinhas próprias (a que se juntam outras adquiridas a pequenos produtores da região). E com as quais que se faz vinho Alvarinho de carácter distinto e forte potencial de envelhecimento, comercializado com a marca Dom Ponciano.