Lamas de Mouro – Peneda (GR50)

Lamas de Mouro – Peneda é a terceira etapa da Grande Rota Peneda Gêres (GR50). São cerca de 8 km de puro deslumbre sensorial e inteiro apaziguamento psíquico. Soberba terapia para quem tem vidas profissionais intelectualmente exigentes e permanentemente conectadas. Ali é para esvaziar a pressão e desligar de tudo.

O trajecto começa na proximidade do espaço interpretativo da Porta de Lamas de Mouro e segue de imediato por um frondoso bosque misto, de maneira que antes de aquecermos as pernas já nos dissolvemos por completo na natureza. Depois,  continuamos com um pé atrás do outro por carreiros e caminhos antigos, fragmentos  preciosos que permitem reconstituir a história destas paragens.

Se não se for sozinho o mais aconselhável é reduzir as conversas ao mínimo e deixar que o silêncio, impregnado da musicalidade dos pássaros e da água dos regatos, nos envolva, absorva e dilua em si. E enquanto isso vai-se inalando profundamente o ar fresco e perfumado e contemplando os fascinantes maciços de granito recortados na clareza do céu.

E assim seguimos, imersos na irrepreensível beleza do vale glaciar, das encostas escarpadas, dos carvalhais e dos bosques mistos. Cruzando-nos com vacas que andam por ali a pastar e levantam a cabeça curiosas, com o rio Mouro que nasce nas imediações e termina no Minho, o rio fronteira, e com o da Peneda, translúcido e sem pressa. 


E com um ou outro caminhante. Enquanto o tempo vai gotejando sem se dar por isso até chegarmos ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda e por lá ficarmos a conversar e a observar os pormenores da estonteante paisagem montanhosa.

Carlos Afonso

Carlos Afonso

Typically replies within an hour

I will be back soon

Contact Us

Form Geral Contactos PT
Carlos Afonso
Hey there 👋
How can I help you?
Start Chat with:
whatsapp

Whatsapp

phone

Call Us

fluent_forms

Contact Us

chat